sexta-feira, 20 de junho de 2008

Fotos

Seguem então as fotos da minha boneca andando e aprontando todas:

Chegando ao destino, viu como eu fico feliz!!! (detalhe para a minha mesa de centro sem o vidro), depois dos filhos a nossa casa nunca mais será a mesma.
Minha patinha andando, ela vê a câmera e fica toda desconcertada, ela ama tirar fotos

Andando de motoquinha


Dá só uma olhada no estado da minha cozinha, é assim que eu consigo fazer a janta, e a cara de arteira da mocinha, bagunço mesmo e dai???

Chá de bebê, meus cumpadres queridos Viviane e Rudney, e o "pedrinho" de mentira.
Um ótimo FDS e até mais.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

ABRAM ALAS QUE A ISABELLA VAI PASSAR.

Senta que lá vem história (isso ficou gigante)
Isso mesmo, a minha boneca está andando, lindo, lindo, lindo de ver. Ontem qdo cheguei em casa ela estava andando de mãos dadas com a Denize ela soltou e veio andando ao meu encontro, deu uns 8 passinhos sozinha. Depois que a Denize foi embora eu fui com ela para a sala e coloquei em pé próxima ao sofá e fui pegar o telefone, qdo olha tá lá a mocinha já no meio da sala, rindo e toda faceira como quem diz, tá vendo mamãe o que eu sei fazer, dai em diante ela não parou mais, ficava indo do sofá para o rack, do rack para a poltrona, para a mesa e qdo chegava ao destino ainda batia palminhas de satisfação. Eu liguei para o papai para contar a novidade e ele pediu que eu filmasse, mas ai qdo peguei a câmera ela veio correndo querendo pegar e acabou caindo e batendo a cabeça, caiu de bunda e amorteceu, mas chorou até. Eu conversei com a pediatra sobre esses tombos e ela disse que é super normal e saudável até, a criança adquiri reflexos e que eu só precisava proteger quinas etc, não pode bater forte que façã galo, mas se acontecer e ela chorar logo e não tiver nenhuma reação estranha que colocasse gelinho e carinho e bola pra frente e é assim que tenho feito, cuido o máximo que posso para ela não se machucar, mas as vezes é impossível, não bateu forte, nem fez nada, mas ela é super dengosa e chora sentida. Ai pensei que ela ficaria com medo, mas que nada o pai chegou e ela foi andando ao encontro dele tb, com a vovó fez a mesma coisa. Ela ainda não tem um controle total sobre os passos e vive desequilibrando e caindo de bunda no chão, mas o engraçado e que qdo ela percebe que vai desequilibrar, joga o bumbum pra trás e cai sentada e ri um monte. Tb já vira a direção e vai aonde quer, pequenos obstáculos ainda são gigantes para ela, tipo tapetes e afins, mas já tirei tudo e abri espaço para minha gatinha explorar essa nova conquista. Estou feliz e realizada com a novidade e o papai então que estava mais ansioso que tudo ficou bobo parecendo pintinho no lixo.
Sobre os dentinhos estou preocupada, pq a gengiva está desinchando sem rasgar e ficando empoladinho só no local dos dentinhos, eu não consigo ver direito pois já disse aqui que ela não deixa, mas são 4 em cima e 1 em baixo, contando com os dois que ela já tem são 7 no total, acho muito dente de uma vez, semana que vem tem consulta e vou falar com a pediatra.
Isa está evoluindo demais de aniversário para cá e agora o "bebezês" dela tem um monte de palavrinhas novas, como:
* "puma" e "tititi" (indecifráveis), e algumas vezes ela fala, mas esquece depois :
* "aua" (água);
* papai (papai mesmo);
* papá (agora não é so comida, é sapato tb) e
* "uia" (olha) e ainda aponta o que ela quer mostrar.
Fala tb mais um monte de coisas emrroladas tipo "blébléblé", "ameameame" etc, geralmente segurando um telefone e fingindo que conversa. e tantas outras que não lembro agora.
Ela tb aprendeu a fazer tralálá com as mãozinhas qdo a gente canta a musiquinha pra ela, mais ai o tchau tb acabou mudando para um tralálá com uma mão só, mas logo ela volta a fazer direitinho pq criança nessa idade é assim mesmo.
Chegaram os exames, fezes e urina normalissímos sem nada, nem um vermizinho sequer, assim sendo a pediatra não vai prescrever vermifugo para ela, o exame de sangue tb me parece normal, mas como é mais complexo deixo para dar o resultado depois que a médica olhar.
Outra coisa é que estou fazendo a transição do leite da Isa, tirando gradativamente o Nestogeno pq já passou da hora dela tomar leite integral, então para adaptar o paladar dela ao novo sabor estou fazendo assim, optei pelo leite em pó por ser mais fácil de carregar qdo saio e tb pq posso misturar porções iguais para fazer a adaptação aos poucos, assim ela está tomando o Ninho 1+ agora pq o normal ela não aceitou nenhuma marca, aliás tenho um estoque de leite em casa desses testes e preciso doar urgente, começei com 1 de Ninho para 6 de Nestogeno e estamos diminuindo aos poucos já estamos em 4 x 3 respectivamente e ela vem aceitando super bem.
Eu sei que existem até campanhas contra a Nestlê devido ao incentivo que ela faz ao consumo de leite industrializado e desestimulo ao aleitamento materno, em alguns paizes como a China o Nan já é dado na maternidade patrocinado pela Nestlê pq lá não existe controle sobre as propaganda desse tipo de produto, nem ao menos vem na embalagem dizendo que o alimento é impróprio para crianças menores de um ano... como aqui e etc, mas eu acho que fiz a minha parte e infelizmente qto a esses produtos infantis quase não há concorrente, de leite integral por exemplo só o Ninho tem adaptações diferentes para pessoinhas "chatinhas" como a minha bonequinha que desde sempre foi chata para leite. Até com o materno ela me deu baile.
A alimentação vem melhorando novamente, tem dias que é um benção, tem dias que ela não almoça direito ou não janta direito, mas temos variado, estimulado uns suquinhos e frutinhas e arroz feijão com muito legume e verdura, a carne eu continuo dando em forma de pure com algum tuberculo tipo batata, mandiquinha e abobora tb, pq pura ela faz de chiclete. rsrsrs
Outra coisa que eu quero perguntar para a pediatra é sobre o consumo de açucar na idade dela, ai Isa quase não ingere açucar e eu não sei se isso é bom ou ruim, pois acho que tudo desde que moderado e na idade certa é saudável, mas ela detesta doce, só chocolate, mas eu ainda não dou, não gosta de pudim de leite, arroz doce, canjica, gelatina, nada e nessa idade eles gastam tanta energia, vamos ver o que ela diz.
Vou parando por aqui e amanhã posto fotos das artes da mocinha.
Bjs

terça-feira, 17 de junho de 2008

A tempestade está passando, Graças a Deus!

Sim, está vindo agora a calmaria de sempre, no final de semana a Isabella me deu baile no sábado ainda, mas almoçou e jantou relativamente bem, só que mediante brincadeiras e intertenimentos que realmente não são o meu ideal de educação para ela, acho que hora de comer é hora de comer e ponto, não tem que ficar brincando, dando brinquedos etc para fazer a criança comer, e como tudo aquilo que a gente prega, gospe para cima e cai na testa, sábado tava eu lá fazendo gracinha e brincadeiras para ver a Isa comer um pouco que fosse, mas no domingo já foi melhorando, as brincadeiras eu fui diminuindo e ontem na janta foi praticamente normal, tive apenas que dar uma colher para ela fazer de conta que comia. Ela está com uma cordenação motora ótima para levar a colher a boca, mas como está muito frio eu tenho evitado dar as coisas para ela comer e ter que trocar toda a roupa depois. Sem contar que com a comida eles mais brincam do que comem e acho que isso pode desenvolver o hábito de só enrolar e não comer nada, ela quer comer com a mão, então que seja a sobremesa, a bolachinha e outras coisas sem tanta importância na sua alimentação.
Então estou feliz e agradecida a Deus pq tenho orado muito pela minha baixinha e aos poucos tudo está se ajeitando, até o leitinho para dormir domingo e ontem ela tomou, agora só falta reestabelecer a mamadeira das 9:00 da manhã, que ela ainda não aceitou, mas tenho dado mingal de Neston e ela toma meia xícara.
Levamos ela no laboratório sábado, chorou muito para colher o sangue, mas mais por causa do garrote e não da picada em si, ela destesta ficar presa e tivemos que segurar firme, me cortou o coração. Já o xixi a mocinha demorou 2 horas para fazer, tivemos que trocar o coletor 1 vez e o segundo ela fez qdo falta 5 min para vencer, aff...
Depois fomos para casa, dei almoço e fomos para minha mãe, ela ficou com a vovó para irmos, eu e papai ao chá de bebê da Vivi que foi lótimo e depois demos janta e ainda fomos para o niver da Tayná, minha filhota é fogo ela não dorme na balada...srsrsrs, fica acessa o tempo todo e assim foi dormir meia noite.
Domingo ficamos em casa colocando as coisas em ordem, eu lavei roupa e quintal e brinquei com a filhota de motoca, etc, fomos na missa a noite e ainda esticamos na quermesse, muito boa por sinal, o vinho quente fez bem aos nossos corpinhos gelados e Isa pode estreiar o seu poncho (sei lá se é assim que escreve) que ganhou da titia crocheteira no aniversário.
Ontem fui fazer compras pq minha dispensa estava um caos e dormimos super quentinhos pq o frio aqui está de doer, até a Isa tem parado coberta.
(As fotos fico devendo pq ainda não descarreguei a máquina)
Beijinhos

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Alguem me explica o que está acontecendo???

Com o tio Fê a tia Mary (carinha de dengo)

Tive uma noite péssima, (beleza de dia dos namorados) estou mal ainda e já imaginando o que virá hoje, a Isabella definitivamente virou o disco e agora de criança que comia super bem, não quer saber de nada, estou a ponto de fazer um estudo sobre as propriedades nutritivas do vento, pq é disso que a minha filha tem vivido desde ontem, vento. Ela não quer comer nada, principalmente se quer estiver dando a comida for eu, com a babá ela dispensou o almoço, mas tomou uma mamadeira no lugar e mamou a tarde tb, mas comigo nada, nada, nada. Eu juro que tenho a maior paciência do mundo, nunca briguei com ela para comer, nunca forcei, e pq ela não quer comer comigo??? com o pai e com a avó paterna ela nunca comeu mesmo, mas dai a não comer comigo!!!, eu não posso manter a babá em casa 24 hs para dar comida pra boneca, e tb fico doida de pensar que ontem por exemplo ela mamou as 16:00, na janta eu fiz uma polentinha bem molinha com molhinho de carne moida, ela comeu umas 6 colheres e já largou, ai qdo eu fui jantar ofereci uma batatinha frita pra ela e ela comeu, mas vê se tem cabimento eu dar fritura para uma criança de 1 ano, ela ficou querendo mais, mas não dei. Ai não mamou para dormir e hoje de manhã qdo acordou resmungando eu ofereci a mamadeira que foi prontamente recusada. Ai depois que a babá chegou ela só mamou as 10:00 ou seja ela ficou das 16:00 de ontem até as 10:00 de hoje com 6 colheres de polenta e um palito de patatinha frita, agora me digam como eu aguento uma coisa dessas? Agora são 12:10 e eu ainda nem liguei para saber se ela almoçou pq se a babá disser que não acho que eu nem vou conseguir trabalhar mais.
Amanhã vou levá-la pra fazer o hemograma e urina, mas acho que ela não tem anemia não, se for por causa dos dentes ela vai sumir pq ainda falta muito para rasgar, o inchaço continua e não consigo entender pq ela comeu a batatinha que é preciso mastigar bastante?
Como diz o titulo do post eu gostaria de entender o que está acontecendo, amanhã vou para casa da minha mãe almoçar e ela vai ficar lá para eu ir no chá de bebê da madrinha dela, só quero ver o banzé que vai ser, e a noite tem aniversário da minha sobrinha, rezem por nós para que o final de semana seja tranquilo e isso passe logo, sei que muita gente vai achar exagero meu, mas eu fico transtornada qdo a Isa não come, (acho que desenvolvi uma espécie de complexo da época que ia no pediatra que queria bebês gordinhos e disse que a Isa era desnutrida, que eu tava matando a menina de fome) já tivemos fases assim com o leite materno, e passou, mas agora ela gasta mais energia, brinca e precisa estar bem alimentada. Ontem eu até fiquei com medo dela ter um treco por ficar tanto tempo sem comer. Espero que os Et's devolvam minha Isa comilona ainda hoje.
Eu vou indo, um ótimo final de semana para todas e espero na segunda voltar com noticias melhores.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Plaquinha da amizade, dentes e comercial do shampoo



Eu recebi essa plaquinha de duas pessoas queridas, a Darlene e a Gabriela, e a regra consiste no seguinte:
Colar a plaquinha no seu blog;
Indicar 5 blogs amigos para colar a plaquinha e indicar mais 5 tb;
Acontece que muita gente já recebeu essa plaquinha e meu bloguinho é visitado por poucas amigas, então vou deixar aqui 5, mas acredito que elas já receberam, segue:
Darlene e Ana Laura - http://www.minhafilha-minhavida.blogspot.com/ - Só retribuindo.
Gabi e Catarina - http://meuprimeirofilho.spaces.live.com/ - retribuindo tb.
Agora vamos aos acontecimentos:
Esses dois últimos dias não tem sido muito fáceis, realmente a Isabella tá muito chatinha, vinha comendo bem, mas agora tá meio complicado, esses dois dias dormiu sem a última mamadeira, as 22:00 hs e ontem tb não jantou nada, acho que aceitou umas 10 colheradas só, lambiscou uns pedacinhos de pera depois e mais nada, ai eu durmo pensando que a manina vai acordar faminta no meio da madrugada, que nada, dorme a noite inteira sem dar um piu, ai as 6:00 ela resmunga e eu dei a mamadeira hoje, tomou 220 ml e voltou a dormir Santo Deus como consegue ficar assim sem comer, mas eu prometi que dessa vez não vou me estressar ela come bem, mas acho que realmente esses dentinhos vão me dar trabalho, ao contrário dos anteriores que eu só vi qdo já tinha rasgado pq nem inchau, nem nada. Ontem eu forcei e dei uma olhada,tá esbranquiçada a gengiva até, mas nada de rasgar ainda. Agora, uma coisa interesante que a pediatra me falou, eu comentei que estava usando o Nenê Dent na Isabella para aliviar a dor etc e ela me disse que não acha o Nenê Dent muito aconselhavel pq ele almêm da Camomilina tem anestésico e ai pode acontecer de que o bebê para aliviar a coceira leva tudo na boca, se a gengiva estiver anestesiada ele vai morder sem noção de que está machucando e vai se ferir, já a Camomilina pura é melhor pq não tem esse anestésico e alivia a coceira tb, então durante o dia eu uso a Camomilina e só a noite qdo ela já não vai mais por nada na boca eu passo o Nenê Dent que alivia a dorzinha tb, mas fica aqui a dica.Outra coisa importante é que comentando com algumas amigas minhas que tem filhos na mesma idade da Isa, verifiquei que não é de praxe pediatras pedirem esses exames com 12 meses, pq não pediram aos delas e em um dos casos a manina estava com anemia mesmo e só foi verificado pq a mãe percebeu pela falta de apetite, mas pesquisando na internet vi que é super importante e tb concluimos que alguns convênios orientam seus médicos a não pedirem muitos exames por causa de redução de custo, etc. então amigas peçam sim.
E por fim eu não poderia deixar de comentar aqui o entusiasmo da Isabella pelo novo comercial da Jonhson's Baby, aquele do shampoo para cabelos cacheados, ela ama de paixão, dança e balança as mãozinhas quando passa ou qdo colocamos no computador para ela ver, tb ama a musica de abertura dos Backyardigans, já tentei filmar, mas o resultado não ficou muito bom. E falando em cabelos o da Isa tá começanndo a cachear, eu torço para que ela tenha o cabelo lisinho, mas tô achando que não será muito não, pretendo leva-lá esse final de semana para cortar o cabelinho que tá muito desigual e precisando "encorpar" um pouco ai vamos ver como vai ficar pq os cachinhos estão só nas pontinhas. Deixo abaixo as duas musiquinhas preferidas da minha filhota:

http://br.youtube.com/watch?v=ZiLDv-do1J4

http://br.youtube.com/watch?v=0elH9pXg1BU

Beijinhos

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Consulta dos 12 meses

Segunda levei Isa a pediatra e como sempre e Graças a Deus ela está ótima, pensando 8.685 kg medindo 75 cm e PC 48cm, a pediatra estranhou o tanto que a menina esticou, mas sendo nossa filha é de se esperar mesmo, tanto eu como o André somos altos 1,73 e 1,90 respectivamente, e o ganho de peso tb segue a contento já que é da estrutura dela ser magrinha mesmo, pq comer a menina come, ultimamente então come até beterraba cozida em palitinho, coisa que ela detestava. Ela pediu de praxe hemograma, urina e fezes, pq disse que com 1 aninho a criança constuma desenvolver uma anemiazinha e precisamos monitorar pq pode atrapalhar no desenvolvimento da criança, mas ela disse que a Isa tá super coradinha e esperta e que dificilmente dará alguma coisa, mas já agendamos e vamos fazer sábado, estou com o coração na mão de furar minha baixinha. (pra quem já passou 14 dias internada, sendo furada todo dia para pegar veia, e sabemos que as veias dela são difíceis estamos apreensivos) Tb tomou a vacina de 1 ano, que tem reforço daqui a três meses e sábado agora tem campanha da paralizia infantil.
Agora o que está me cortando o coração são os dentinhos dela, a gengica superior tá super, super inchada a pediatra viu no minimo 4 dentinhos apontando, mas a gente ela não deixa nem olhar, ontem eu vi +/- e parece que as presas vão sair primeiro, é estranho mas vamos ver, ela tá um pouco enjoadinha, mas comendo e brincando como sempre, assim que sair coloco aqui.
A babá acha que até o fim do mês ela já vai estar andando, vez que cada dia progride um passinho a mais sem apoio, mas ainda desequilibra bastante para trás e isso tem ocasionado vários tombos, mas ela tem um ótimo reflexo e acaba protegendo a cabeça apoiando as mãos, tb acho que isso se deve ao fato dela não ter usado andador, então ela sabe que andar depende só dela, assim ela se apoia nos móveis, nas paredes, cadeiras e vai aonde quer, sem precisar de ajuda, se ela ve que a distância é grande e o equilibrio que ela tem não vai dar para chegar naquela distância ela vai engatinhando mesmo, mas está super independente e linda.
Ontem eu estava tomando banho e o André entrou com ela no banheiro, ela ria de gargalhar me vendo tomar banho só que quando ele saiu ela começou a chorar e não teve jeito, ela teve que tomar um banho com a mamãe, ficamos um tempão no chuveiro, brincando, ela gargalhando e colocado a lingua para fora para sentir as gotinhas do chuveiro, eu deliro com isso.
Na segunda tb pela primeira vez ela dormiu na nossa cama, no meio dos papais, pq ela teve pesadelo e não conseguia fazer ela dormir novamente, era colocar no berço e acordar, então coloquei na nossa cama e fiquei fazendo masagem no pé dela até ela dormir novamente, ai a preguiça era tanta que eu nem levei ela novamente para o berço, só que ai ela dormiu até as 10:00, será que gostou tanto assim da nossa cama???
Sábado tenho o chá de bebê da madrinha da Isa e ela me pediu para organizar os micos, pq quer algo diferente e não tá afim de ser zuada até, então estou a mil com os preparativos e a noite é aniversário da minha sobrinha...aff já vi que vou correr até.


Como escapar da anemia?
A anemia é uma preocupação constante das mamães em relação aos seus filhos. Essa preocupação toda não é bobagem. Quase 50% das crianças com até 3 anos de idade apresentam essa doença. Por que isso acontece? Saberemos.
Anemia é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal. A hemoglobina é uma proteína muito importante que transporta o oxigênio necessário para o funcionamento de todos os tecidos do corpo.
Existem várias causas da anemia, mas a deficiência de ferro é responsável por 90% das anemias em crianças e adolescentes. O ferro é um nutriente que atua na fabricação das hemoglobinas.
A falta desse nutriente pode ocorrer em várias situações como em grandes perdas de sangue (traumas ou ferimentos) e pela dieta pobre em ferro, causa principal.
A deficiência de ferro durante a gestação da mamãe aumenta o número de nascimentos prematuros e de baixo peso, porém, a quantidade de ferro no bebê ao nascer não é influenciada pela deficiência da mãe, com exceção dos casos de deficiência materna muito grave.
Uma importante observação: a alimentação inadequada faz com que a anemia por deficiência de ferro apareça em crianças que aparentemente gozam de boa saúde, como as mais “gordinhas”, e em todas as classes sociais. Os filhos irão comer os alimentos que os pais lhe apresentam.
Leite materno rico em ferro - Até os seis meses de vida o aleitamento materno exclusivo supre as necessidades de ferro da criança, não necessitando de qualquer forma de complementação e nem de introdução de alimentos sólidos.
No entanto, crianças que tomam leite de vaca têm maiores riscos de ter anemia. O leite de vaca tem pouca quantidade de ferro e este é menos absorvido que o ferro do leite materno. Por esse “simples” detalhe é que nunca devemos substituir o leite da mamãe pelo leite da vaca.
Bebê Prematuro - Atenção deve ser redobrada com os prematuros e os bebês que apresentaram baixo peso ao nascer. Por terem seu crescimento muito rápido, a necessidade de ferro é maior e a possibilidade de complementação desse mineral é grande.
Crianças de 6 a 24 meses, onde o crescimento e o desenvolvimento acelerados determinam uma necessidade de ferro em maior quantidade, tendem a desenvolver anemia. Além do crescimento acelerado, a introdução de alimentos deficiente em ferro pode contribuir para o aparecimento da doença.
Depois dos 2 anos, a taxa de anemia diminui, voltando a subir na adolescência em conseqüência do novo surto de crescimento e da alimentação inadequada.
O sintoma mais comum da anemia é a palidez nas mucosas, principalmente nas pálpebras dos olhos. Outros sintomas são a fadiga, fraqueza, falta de apetite, cansaço fácil ao se exercitar, sensação de tonteira e desmaio, falta de ar e desatenção e apatia na escola.
A anemia também prejudica o desenvolvimento físico motor, psicológico, cognitivo e de linguagem.
Se os pais desconfiarem de que seu filho esteja com anemia, devem levá-lo ao pediatra que pedirá um exame de sangue para diagnosticar a doença. Se a anemia for comprovada, provavelmente receitará ferro por via oral.
Ferro é o que não falta nesses alimentos! - A melhor forma de prevenção da anemia é o cuidado com a alimentação das crianças desde a introdução de alimentos que não seja o leite materno. Os alimentos ricos em ferro são a carne de vaca, frango e peixe, gema do ovo, feijão, soja, lentilha, ervilha, espinafre, brócolis, couve e verduras com folhagem mais escuras. Use e abuse deles!
A absorção de ferro é aumentada quando ingerido com o acido ascórbico ou acido cítrico, encontrados nas frutas cítricas (laranja, acerola, limão). Alguns tipos de chá inibem a absorção de ferro, assim como o leite de vaca em excesso.
Se a deficiência de ferro for descartada, a anemia pode ter outra causa e precisa ser investigada. São causas da anemia a deficiência na produção de glóbulos vermelhos, doenças crônicas, doenças renais, leucemia, perdas de sangue, osteoporose, doenças hereditárias (ex: talassemia e a anemiafalciforme), doenças parasitárias (ex: esquistossomose e malária) e deficiência de vitamina B12

Beijos

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Ela é uma fofura...

Não é por ser minha filha não, mas a Isa tá cada dia mais fofo e engraçadinha, agora a nova é brincar de casinha, isso mesmo ela brinca direitinho, lógico que com a mamãe junto, faz papá na panelinha e coloca no pratinho, ai ela pega a colherzinha bate três vezes no pratinho e coloca na boca das bonecas dela e do melocoton tb, é claro que ela tb ganha umas colheradas né, pq ninguém é de ferro, eu tô amando isso tudo e me deliciado com essa fase, já dá uns 4 passos sem apoio todo dia e tb aprendeu a dizer quatro (4) a gente fala 1, 2, 3 e ela cato...
Como eu já disse antes ela está resfriadinha, o primeiro até hoje, o primeiro dodói da Isa, mas tem comido super bem e isso me deixa super tranquila.
Eu e André estamos gripados tb e essa noite não foi fácil, Ia reclamou várias vezes a noite e eu acabei dando uma mamadeira pra ela pq já tinha tentado de tudo e nada fazia ela dormir novamente, mas eu nunca dou mamá pra ela a noite e vou deixar aqui um artigo sobre a mamadeira noturna.
Ela está ficando com um paladar super apurado e tem comido de tudo ama peixe, então eu tenho intercalado, a "comida de panela" como chamam o arroz, feijão, refogadinho de legumes e verduras e carne (proteina) com carne de vaca, frango e peixe, e as vezes sopinha tb, em padaços e as vezes batida. Faço assim:
Refogo o alho e a cebola com óleo de milho, junto a carne no caso da sopa não uso peixe, so vaca ou frango, dou preferência para carne de 2ª, pq tem mais proteina e vitaminas (músculo, acem etc) refogo coloco água e deixo na pressão até a carne ficar bem molinha, ai junto os legumes váriados as vezes mais verdes, as vezes mais amarelos ou vermelhos para váriar a cor e o sabor e um carboidrato (arroz ou macarrãozinho). Faço uma quantidade boa, coloque em potinhos bem sequinhos e deixo na geladeira, fica fresquinho por até 3 dias e pode congelar tb, mas tem que lembrar de tirar bem antes do freezer para descongelar natural.
Outra coisa super importante é não adoçar nada da criança com mel, o mel possui uma bactéria que no organismo do adulto é facilmente eliminada mas no da criança menor de 2 anos ela é absorvida com facilidade podendo causar envenenamento chamado botulismo, é muito comum ver sucos e chás de bebês adoçados com mel, pq dizem que é natural, mas é perigoso, após os dois anos não há problema.
Segue matéria:

Existem três tipos de envenenamento por Botulismo, distintas pela maneira em que elas são contraídas:
- intoxicação alimentar - ferida - infantil. No Botulismo infantil a toxina é produzida quando esporos de Clostridium botulinum germinam no intestino. Raramente adultos adquirem a doença deste modo.
No Botulismo por ferida, que é muito raro, a toxina é produzida pela bactéria C. botulinum em uma ferida infectada.
Na intoxicação alimentar, a pessoa ingere a toxina pré-formada em um alimento contaminado.
Estatisticamente, o Botulismo Infantil é a forma mais comum da doença.
Os sintomas normalmente se desenvolvem dentro de 12 a 36 horas entre a ingestão do alimento contaminado e o aparecimento dos primeiros sintomas. A sintomatologia inclui debilidade, paralisia, fadiga, boca seca, dificuldade para deglutir, diplopia (visão dupla), paralisia flácida, podendo levar a morte.
O Botulismo Infantil difere do Botulismo por Intoxicação Alimentar, devido ao fato que a toxina não é ingerida. Ao invás, os esporos de C. botulinum presentes nos alimentos são ingeridos pela criança, germinam e produzem a toxina no ambiente favorável do intestino grosso do bebê.
O Botulismo Infantil é sério, mas raro e não normalmente fatal. Todos os casos infantis envolvem bebês com menos de 1 ano, sendo que a doença é mais comum no segundo mês de vida.
Um modo especial de transmissão deve ser considerado, o mel cru. Este pode ser contaminado por esporos de Clostridium botulinum. Os esporos viajam com partículas de pó microscópico, e se depositam sobre o mel. Infelizmente não existe nenhum modo de prevenir tais casos. O mel não deve ser dado para crianças abaixo de 1 ano de idade (á perfeitamente seguro para crianças mais velhas e adultos).
O mel é uma fonte identificada de botulismo infantil, mas não os xaropes de milho.
Higiene bucal mesmo sem os dentinhos

Engana-se a mamãe que acha que deve se preocupar com a limpeza da boca e dos dentes do bebê só depois que os dentinhos surgem na boca. Pior ainda são as mães que acham que dentes de leite não precisam de cuidados, pois têm vida curta.
Espero que 99,9% dos pais não pensem dessa forma. Os dentes de leite são sim importantes e merecem todo o cuidado. São eles que guiam o nascimento dos dentes permanentes, que abrem os espaços para a dentição posterior e são essenciais para uma boa mastigação e para a fala.
A saúde dos primeiros dentinhos motiva a saúde dos dentes permanentes.
Os primeiros dentes nascem ao redor do sexto mês de vida, mas a limpeza da boca deve começar antes, com uma gaze ou fralda molhada em água filtrada, passe por toda a boca da criança, limpando gengiva, bochechas e língua.
Assim, desde pequenina a criança se acostuma com a intervenção na boca, não dando trabalho quando começar a ir ao odontopediatra e com hábitos orais corretos.
Fase pré-escova - Cada idade tem um jeitinho de fazer a limpeza da boca do bebê. Logo que os dentinhos nascem, a gaze ou fralda é substituída por uma dedeira. Da dedeira, a escova de dente infantil já é recomendada. O fio dental é recomendado assim que os primeiros dentes surgem.
O uso de creme dental só deve ser usado sob orientação do odontopediatra, que indicará quando e qual creme usar, já que para os pequenos não pode conter flúor devido à imaturidade da deglutição - a criança ainda não está suficientemente preparada para engolir todo o flúor que, em excesso, pode fazer mal à saúde dos dentes permanentes.
Cárie de mamadeira - Existe um mal que acomete cerca de 60% das crianças de até três anos de idade e que pode ser evitada com algumas atitudes: a cárie de mamadeira, provocada principalmente pela alimentação noturna da criança (seja o leite materno ou não) seguida do sono sem a devida higienização.
A saliva tem uma ação protetora dos dentes e ajuda a manter a boca limpa, mas durante o sono, a quantidade de saliva diminui, favorecendo a rápida instalação da cárie.
A cárie de mamadeira provoca muita dor e ataca todos os dentes da criança em um curto espaço de tempo, provocando mau hálito, deficiência na mastigação e na fala, além de ficar com uma estética feia. Se a mamãe observar manchas brancas opacas nos dentinhos do seu filho, leve imediatamente ao dentista. Essa machinha é o início da cárie.
Outros fatores que provocam a cárie de mamadeira são o uso excessivo de açúcares na alimentação da criança e o hábito que algumas mamães têm de adoçar a chupeta para acalmar o bebê e fazê-lo dormir.
Como a cárie é uma doença infecciosa, isto é, passa de pessoa para pessoa, evite assoprar a comida da criança, dividir o mesmo talher ou beijar a sua boca, pois se estiver com cárie, pode contagiar a criança.
A boa higienização oral desde bebê é um bom começo para uma dentição saudável no futuro.
Dicas
O nenê não tem dentinho, mas nem por isso devemos esquecer de higienizar a boca dele. A alimentação noturna deve ser retirada até os doze meses de vida para evitar a cárie de mamadeira.
Caso a criança se alimente à noite, a mamãe deve fazer a higienização da boca da criança mesmo que esta esteja dormindo.
Leve a criança ao dentista a cada seis meses, a partir dos seis meses de vida da criança para a prevenção de cáries

terça-feira, 3 de junho de 2008

O aniversário

As prometidas fotos

Eu tenho um monte de coisa pra contar, parece mentira mas de domingo pra cá aconteceu tanta coisa...rsrsrs. A Isabella está um pouquinho dodói, gente tá frio demais aqui e ela começou a ficar meio gripadinha, nada que altere seu humor, mas o apetite sim, levamos ontem na pediatra e ela disse que está super leve, pulmão limpinho, só secreção nasal mesmo e pediu para continuar com rinosoro e inalação 3 vezes ao dia, eu ainda não tinha inalador, pois graças a Deus nunca havia precisado, então compramos um ontem, mas na hora de dar foi um suplicio, acordada não teve jeito ela não tomou, chorou e gritou tanto que até vomitou, então esperei dormir e dei, mas vamos ver até quando vamos assim, pq ela precisa tomar 3 por dia e não sei se vamos conseguir conciliar com os horários de sono dela. Ontem ela tb deu 4 passinho sem apoio novamente, acho que logo, logo vai andar pela foto baixo vcs já percebem como ela fica em pé sozinha. Ontem tb ela associou a primeira palavrinha e adivinhe o que foi??? papá, se referindo a comida mesmo, apontava o nosso prato e pedia papá, eu dei tanto beijo que ela se irritou. Ela está numa agonia pra falar que dá dó, aponta as coisas e balbucia um "imbromaxion" sem fim como quem diz algo muito importante e ainda bate a mãozinha nas pernas ou peito, lindo demais.
Quando o telefone toca ela faz um escândalo, aponta, e fica falando - olha, olha que sai tipo "uia, uia".
Ela já veste as camisetas e blusas, colocando os bracinhos no buraco das mangas e esticando para vestir, lindo tb, não me dá mais trabalho para vestir roupas minha mocinha.
É tanta coisa nova que não lembro de tudo agora, vou colocando aos poucos senão fica muito longo o post OK.
E ai vão os fotos prometidas:

Os enfeites de mesa - foto tirada na madrugada

A aniversariante mais linda do mundo

A mesa decorada


Familia mais que feliz


Presentes


Agora um slide com o restante pq senão fica muito longo. Essas fotos são da minha máquina que estava com as pilhas meia-boca nesse dia, mas ainda tem fotos em umas 3 câmeras que não me enviaram ainda, vou postando oa longo do mês OK.


Beijos

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Um dia de sonho!!!

Foi assim o primeiro aninho da minha boneca, um sonho, tudo lindo e perfeito como eu sonhei, tirando a correria básica no domingo de manhã.
A festa foi ótima, Isa se comportou muito bem, ganhou muitosssss presentes que eu nem vou dar tudo pq senão ela enjoa de uma vez e perde a graça.
O buffet conforme me falaram foi muito bom, comidinhas ótimas e servem super bem, a criançada se divertiu muito e a retrospectiva foi uma emoção só, os convidados compareceram em peso apesar do mega frio que fez esse final de semana e só elogiaram tudo.
A decoração ficou linda tb, enfim perfeito.
Ontem as 9:00 Isa já tava capotada dormindo, muita badalação para um dia, brincou até 8:30, e entregou os pontos pq tb queria ficar quentinha embaixo do cobertor pois tava muito frio.
Eu vou ficar devendo as fotos, pq descarreguei ontem em casa, mas estava com sono para postar e hoje esqueci o pen-drive com as fotos. Sábdo eu fui dormir super tarde pq estava montando os enfeites das mesinhas, eu me atrasei no salão pq é tinha 3 noivas lá, cheguei as 18:00 e só sai as 21:00, ai atrasou tudo.
Vamos ver se a noite dá coragem e posto, mas caso não prometo amanhã não esquecer.
Hoje tb tá super corrido pq é dia de fechamento aqui, então até amanhã.
Beijos