quinta-feira, 19 de junho de 2008

ABRAM ALAS QUE A ISABELLA VAI PASSAR.

Senta que lá vem história (isso ficou gigante)
Isso mesmo, a minha boneca está andando, lindo, lindo, lindo de ver. Ontem qdo cheguei em casa ela estava andando de mãos dadas com a Denize ela soltou e veio andando ao meu encontro, deu uns 8 passinhos sozinha. Depois que a Denize foi embora eu fui com ela para a sala e coloquei em pé próxima ao sofá e fui pegar o telefone, qdo olha tá lá a mocinha já no meio da sala, rindo e toda faceira como quem diz, tá vendo mamãe o que eu sei fazer, dai em diante ela não parou mais, ficava indo do sofá para o rack, do rack para a poltrona, para a mesa e qdo chegava ao destino ainda batia palminhas de satisfação. Eu liguei para o papai para contar a novidade e ele pediu que eu filmasse, mas ai qdo peguei a câmera ela veio correndo querendo pegar e acabou caindo e batendo a cabeça, caiu de bunda e amorteceu, mas chorou até. Eu conversei com a pediatra sobre esses tombos e ela disse que é super normal e saudável até, a criança adquiri reflexos e que eu só precisava proteger quinas etc, não pode bater forte que façã galo, mas se acontecer e ela chorar logo e não tiver nenhuma reação estranha que colocasse gelinho e carinho e bola pra frente e é assim que tenho feito, cuido o máximo que posso para ela não se machucar, mas as vezes é impossível, não bateu forte, nem fez nada, mas ela é super dengosa e chora sentida. Ai pensei que ela ficaria com medo, mas que nada o pai chegou e ela foi andando ao encontro dele tb, com a vovó fez a mesma coisa. Ela ainda não tem um controle total sobre os passos e vive desequilibrando e caindo de bunda no chão, mas o engraçado e que qdo ela percebe que vai desequilibrar, joga o bumbum pra trás e cai sentada e ri um monte. Tb já vira a direção e vai aonde quer, pequenos obstáculos ainda são gigantes para ela, tipo tapetes e afins, mas já tirei tudo e abri espaço para minha gatinha explorar essa nova conquista. Estou feliz e realizada com a novidade e o papai então que estava mais ansioso que tudo ficou bobo parecendo pintinho no lixo.
Sobre os dentinhos estou preocupada, pq a gengiva está desinchando sem rasgar e ficando empoladinho só no local dos dentinhos, eu não consigo ver direito pois já disse aqui que ela não deixa, mas são 4 em cima e 1 em baixo, contando com os dois que ela já tem são 7 no total, acho muito dente de uma vez, semana que vem tem consulta e vou falar com a pediatra.
Isa está evoluindo demais de aniversário para cá e agora o "bebezês" dela tem um monte de palavrinhas novas, como:
* "puma" e "tititi" (indecifráveis), e algumas vezes ela fala, mas esquece depois :
* "aua" (água);
* papai (papai mesmo);
* papá (agora não é so comida, é sapato tb) e
* "uia" (olha) e ainda aponta o que ela quer mostrar.
Fala tb mais um monte de coisas emrroladas tipo "blébléblé", "ameameame" etc, geralmente segurando um telefone e fingindo que conversa. e tantas outras que não lembro agora.
Ela tb aprendeu a fazer tralálá com as mãozinhas qdo a gente canta a musiquinha pra ela, mais ai o tchau tb acabou mudando para um tralálá com uma mão só, mas logo ela volta a fazer direitinho pq criança nessa idade é assim mesmo.
Chegaram os exames, fezes e urina normalissímos sem nada, nem um vermizinho sequer, assim sendo a pediatra não vai prescrever vermifugo para ela, o exame de sangue tb me parece normal, mas como é mais complexo deixo para dar o resultado depois que a médica olhar.
Outra coisa é que estou fazendo a transição do leite da Isa, tirando gradativamente o Nestogeno pq já passou da hora dela tomar leite integral, então para adaptar o paladar dela ao novo sabor estou fazendo assim, optei pelo leite em pó por ser mais fácil de carregar qdo saio e tb pq posso misturar porções iguais para fazer a adaptação aos poucos, assim ela está tomando o Ninho 1+ agora pq o normal ela não aceitou nenhuma marca, aliás tenho um estoque de leite em casa desses testes e preciso doar urgente, começei com 1 de Ninho para 6 de Nestogeno e estamos diminuindo aos poucos já estamos em 4 x 3 respectivamente e ela vem aceitando super bem.
Eu sei que existem até campanhas contra a Nestlê devido ao incentivo que ela faz ao consumo de leite industrializado e desestimulo ao aleitamento materno, em alguns paizes como a China o Nan já é dado na maternidade patrocinado pela Nestlê pq lá não existe controle sobre as propaganda desse tipo de produto, nem ao menos vem na embalagem dizendo que o alimento é impróprio para crianças menores de um ano... como aqui e etc, mas eu acho que fiz a minha parte e infelizmente qto a esses produtos infantis quase não há concorrente, de leite integral por exemplo só o Ninho tem adaptações diferentes para pessoinhas "chatinhas" como a minha bonequinha que desde sempre foi chata para leite. Até com o materno ela me deu baile.
A alimentação vem melhorando novamente, tem dias que é um benção, tem dias que ela não almoça direito ou não janta direito, mas temos variado, estimulado uns suquinhos e frutinhas e arroz feijão com muito legume e verdura, a carne eu continuo dando em forma de pure com algum tuberculo tipo batata, mandiquinha e abobora tb, pq pura ela faz de chiclete. rsrsrs
Outra coisa que eu quero perguntar para a pediatra é sobre o consumo de açucar na idade dela, ai Isa quase não ingere açucar e eu não sei se isso é bom ou ruim, pois acho que tudo desde que moderado e na idade certa é saudável, mas ela detesta doce, só chocolate, mas eu ainda não dou, não gosta de pudim de leite, arroz doce, canjica, gelatina, nada e nessa idade eles gastam tanta energia, vamos ver o que ela diz.
Vou parando por aqui e amanhã posto fotos das artes da mocinha.
Bjs

3 comentários:

Vivi a mamãe do Francisco disse...

Ai que linda caminhando, Francisco ainda não caminha mas eu tb vou ficar muito babona quando isso acontecer.

Tb achei que eles desenvolveram muitooooooo após o aniversário.

Amanhã volto para ver as fotinhos...

Beijos

doce isabelle disse...

Nossa!!...quero ver a Isa andando...que graça
Tire muitas fotinhos!
Bjs

Lú disse...

Nossa Pri ela ta muito fofa heim..
Eu estou na luta também com os leites, João Vitor não quer tomar outro leite a não ser o do peito.
Quero que ele se acostume com outros leites, mas nen danoninhos ele quer, affff;
Passa lá depois.
Beijos nas duas.