sexta-feira, 6 de junho de 2008

Ela é uma fofura...

Não é por ser minha filha não, mas a Isa tá cada dia mais fofo e engraçadinha, agora a nova é brincar de casinha, isso mesmo ela brinca direitinho, lógico que com a mamãe junto, faz papá na panelinha e coloca no pratinho, ai ela pega a colherzinha bate três vezes no pratinho e coloca na boca das bonecas dela e do melocoton tb, é claro que ela tb ganha umas colheradas né, pq ninguém é de ferro, eu tô amando isso tudo e me deliciado com essa fase, já dá uns 4 passos sem apoio todo dia e tb aprendeu a dizer quatro (4) a gente fala 1, 2, 3 e ela cato...
Como eu já disse antes ela está resfriadinha, o primeiro até hoje, o primeiro dodói da Isa, mas tem comido super bem e isso me deixa super tranquila.
Eu e André estamos gripados tb e essa noite não foi fácil, Ia reclamou várias vezes a noite e eu acabei dando uma mamadeira pra ela pq já tinha tentado de tudo e nada fazia ela dormir novamente, mas eu nunca dou mamá pra ela a noite e vou deixar aqui um artigo sobre a mamadeira noturna.
Ela está ficando com um paladar super apurado e tem comido de tudo ama peixe, então eu tenho intercalado, a "comida de panela" como chamam o arroz, feijão, refogadinho de legumes e verduras e carne (proteina) com carne de vaca, frango e peixe, e as vezes sopinha tb, em padaços e as vezes batida. Faço assim:
Refogo o alho e a cebola com óleo de milho, junto a carne no caso da sopa não uso peixe, so vaca ou frango, dou preferência para carne de 2ª, pq tem mais proteina e vitaminas (músculo, acem etc) refogo coloco água e deixo na pressão até a carne ficar bem molinha, ai junto os legumes váriados as vezes mais verdes, as vezes mais amarelos ou vermelhos para váriar a cor e o sabor e um carboidrato (arroz ou macarrãozinho). Faço uma quantidade boa, coloque em potinhos bem sequinhos e deixo na geladeira, fica fresquinho por até 3 dias e pode congelar tb, mas tem que lembrar de tirar bem antes do freezer para descongelar natural.
Outra coisa super importante é não adoçar nada da criança com mel, o mel possui uma bactéria que no organismo do adulto é facilmente eliminada mas no da criança menor de 2 anos ela é absorvida com facilidade podendo causar envenenamento chamado botulismo, é muito comum ver sucos e chás de bebês adoçados com mel, pq dizem que é natural, mas é perigoso, após os dois anos não há problema.
Segue matéria:

Existem três tipos de envenenamento por Botulismo, distintas pela maneira em que elas são contraídas:
- intoxicação alimentar - ferida - infantil. No Botulismo infantil a toxina é produzida quando esporos de Clostridium botulinum germinam no intestino. Raramente adultos adquirem a doença deste modo.
No Botulismo por ferida, que é muito raro, a toxina é produzida pela bactéria C. botulinum em uma ferida infectada.
Na intoxicação alimentar, a pessoa ingere a toxina pré-formada em um alimento contaminado.
Estatisticamente, o Botulismo Infantil é a forma mais comum da doença.
Os sintomas normalmente se desenvolvem dentro de 12 a 36 horas entre a ingestão do alimento contaminado e o aparecimento dos primeiros sintomas. A sintomatologia inclui debilidade, paralisia, fadiga, boca seca, dificuldade para deglutir, diplopia (visão dupla), paralisia flácida, podendo levar a morte.
O Botulismo Infantil difere do Botulismo por Intoxicação Alimentar, devido ao fato que a toxina não é ingerida. Ao invás, os esporos de C. botulinum presentes nos alimentos são ingeridos pela criança, germinam e produzem a toxina no ambiente favorável do intestino grosso do bebê.
O Botulismo Infantil é sério, mas raro e não normalmente fatal. Todos os casos infantis envolvem bebês com menos de 1 ano, sendo que a doença é mais comum no segundo mês de vida.
Um modo especial de transmissão deve ser considerado, o mel cru. Este pode ser contaminado por esporos de Clostridium botulinum. Os esporos viajam com partículas de pó microscópico, e se depositam sobre o mel. Infelizmente não existe nenhum modo de prevenir tais casos. O mel não deve ser dado para crianças abaixo de 1 ano de idade (á perfeitamente seguro para crianças mais velhas e adultos).
O mel é uma fonte identificada de botulismo infantil, mas não os xaropes de milho.
Higiene bucal mesmo sem os dentinhos

Engana-se a mamãe que acha que deve se preocupar com a limpeza da boca e dos dentes do bebê só depois que os dentinhos surgem na boca. Pior ainda são as mães que acham que dentes de leite não precisam de cuidados, pois têm vida curta.
Espero que 99,9% dos pais não pensem dessa forma. Os dentes de leite são sim importantes e merecem todo o cuidado. São eles que guiam o nascimento dos dentes permanentes, que abrem os espaços para a dentição posterior e são essenciais para uma boa mastigação e para a fala.
A saúde dos primeiros dentinhos motiva a saúde dos dentes permanentes.
Os primeiros dentes nascem ao redor do sexto mês de vida, mas a limpeza da boca deve começar antes, com uma gaze ou fralda molhada em água filtrada, passe por toda a boca da criança, limpando gengiva, bochechas e língua.
Assim, desde pequenina a criança se acostuma com a intervenção na boca, não dando trabalho quando começar a ir ao odontopediatra e com hábitos orais corretos.
Fase pré-escova - Cada idade tem um jeitinho de fazer a limpeza da boca do bebê. Logo que os dentinhos nascem, a gaze ou fralda é substituída por uma dedeira. Da dedeira, a escova de dente infantil já é recomendada. O fio dental é recomendado assim que os primeiros dentes surgem.
O uso de creme dental só deve ser usado sob orientação do odontopediatra, que indicará quando e qual creme usar, já que para os pequenos não pode conter flúor devido à imaturidade da deglutição - a criança ainda não está suficientemente preparada para engolir todo o flúor que, em excesso, pode fazer mal à saúde dos dentes permanentes.
Cárie de mamadeira - Existe um mal que acomete cerca de 60% das crianças de até três anos de idade e que pode ser evitada com algumas atitudes: a cárie de mamadeira, provocada principalmente pela alimentação noturna da criança (seja o leite materno ou não) seguida do sono sem a devida higienização.
A saliva tem uma ação protetora dos dentes e ajuda a manter a boca limpa, mas durante o sono, a quantidade de saliva diminui, favorecendo a rápida instalação da cárie.
A cárie de mamadeira provoca muita dor e ataca todos os dentes da criança em um curto espaço de tempo, provocando mau hálito, deficiência na mastigação e na fala, além de ficar com uma estética feia. Se a mamãe observar manchas brancas opacas nos dentinhos do seu filho, leve imediatamente ao dentista. Essa machinha é o início da cárie.
Outros fatores que provocam a cárie de mamadeira são o uso excessivo de açúcares na alimentação da criança e o hábito que algumas mamães têm de adoçar a chupeta para acalmar o bebê e fazê-lo dormir.
Como a cárie é uma doença infecciosa, isto é, passa de pessoa para pessoa, evite assoprar a comida da criança, dividir o mesmo talher ou beijar a sua boca, pois se estiver com cárie, pode contagiar a criança.
A boa higienização oral desde bebê é um bom começo para uma dentição saudável no futuro.
Dicas
O nenê não tem dentinho, mas nem por isso devemos esquecer de higienizar a boca dele. A alimentação noturna deve ser retirada até os doze meses de vida para evitar a cárie de mamadeira.
Caso a criança se alimente à noite, a mamãe deve fazer a higienização da boca da criança mesmo que esta esteja dormindo.
Leve a criança ao dentista a cada seis meses, a partir dos seis meses de vida da criança para a prevenção de cáries

4 comentários:

Vivi a mamãe do Francisco e da Giovana disse...

A fase que eles estão agora é muito legal né... Francisco agora imita a gente um fofoooo...

Muito bom os artigos que postou...

Beijos e bom findi

Anônimo disse...

Eita qta coisa boa!!
Agoraamiga a indepencia vai aflorar rrsrsrs Linda Isa e inteligente heim
Sobre a comida tb vou intercalando na proteína...
Agora a higiene bucal eu faço na Mady desde os 3 meses tem um creme q a pediatra da vacina me passou e disse q já podia passar, se ela engolir nao faz mal depois se quiser te passo o nome!
Beijinhos e melhoras pra vcs
Bom fim de semana

Darlene Chaves disse...

Xii, eu e meu marido estamos gripados tb, corpo doendo etc... mas A Aninha graças a Deus nao pegou!!!
Sobre a higienização da boquinha, faço desde que ela nasceu, a pediatra me ensinou direitinho e sigo...
bjks

http://meuprimeirofilho.spaces.live.com disse...

Que linda !!!!
Bjos